quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Paixão a Leitura: Um Agradecimento à Vida...

                                                                                   Aì: Fotografia de Arison Jardim
Como um súbito desejo, invade-me uma imensa necessidade de agradecer ao Universo por está me conduzindo nesta enigmática embarcação: a Vida!... Ser o piloto-condutor nesta arte de viver, muitas vezes  (para mim) representou – frente à crise em que, atualmente, se encontra a humanidade, e, em particular, a prática das relações humanas – uma busca constante ao passado das tradições... Deixando de lado os ensinamentos modernos quando dizem que viver é estar e usufruir o presente; eu sempre apoiava-me num pensamento da existência tradicional para o existir... Assim deixava de viver...

Contudo, tornava-se difícil – para mim – perceber que as minhas angústias e conflitos são então necessários à dialética do existir e que isto não implica deixar de lado o presente para voltar ao passado como refúgio aos conflitos internos... Agora é assumir a vida-presente e compreender os fundamentos da existência como contínua superação das tensões entre o meu eu sujeito e objeto, o Outro e o Mundo, a morte e a liberdade perante as intensas indagações interior...

Nessa perspectiva, assumo a realidade afirmando-me como a única forma que possa alicerçar uma compreensão: vivenciando e descrevendo um novo prisma ao meu Olhar (aqui já não te espero mais), porquanto permitirá me reconstituir na dimensão original para reconhecer em que ponto da existência real encontro-me e qual o mundo de significações eu construí... Aqui foi quando percebi e aceitei que somente através da leitura, principalmente, daqueles que trilharam o caminho da existência humana, podemos chegar a uma compreensão mais equilibrada sobre a existência do ser em si... Agora também compreendi o porquê ‘a leitura é a paixão civilizada mais antiga’ do Universo...

Enfim, é chegado o momento de agradecer ao Universo por ter permitido o cruzamento entre as trilhas da minha vida com as estradas dos peregrinos da escrita... Com isto quero agradecer, ao Coordenador Henrique Silvestre, pela minha condição de aluna especial no Mestrado de Letras; e por aí ter experimentado a competência da Professora Simone, que me devolveu a tolerância em permanecer sentada à sala de aula e fez-me perceber que a preguiça de corrigir nossos erros gramaticais é um desmazelo, descuramento, desalinho e desleixo imperdoáveis (reconheci minha condição de preguiçosa e até tentarei superar esta dor que atinge o cerne da alma humana: o erro, claro!)...

Sou muito grata por ter encontrado escritores que me permitem ouvir o som de suas palavras e sentir o sabor de suas escritas...

Minha gratidão também lá do fundo do coração aos autores dos blogs que me ensinam a arte de compartilhar sentimentos...

Meu eterno agradecimento por todas as leituras que domesticaram meus instintos selvagens, ao que possibilitaram minha Paixão pelo Conhecimento...

E, finalmente, os meus mais sinceros e profundos agradecimentos aos meus filhos e netos que me encaminham nesta arte de viver e sentir Amor na paixão do existir-mãe-avó...

Muito obrigada, Meu Senhor e Meu Deus, por esta Divina Luz do Universo que nos mobiliza e nos conduz ao Infinito Humano!...