quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Clamor de um Poeta...

Conhecendo a determinação da historicidade dos Homens que, verdadeiramente, construíram a história brasileira, percebe-se que o Brasil ditatorial é bem semelhante ao Brasil atual com a ditadura da democracia:

"Thiago de Mello nasceu há 85 anos na pequena cidade de Barreirinha, no Amazonas. Cedo foi pro Rio de Janeiro, onde trabalhou como ajudante de cozinha em troca de comida e estudos. Sua atividade como poeta, que completou 55 anos, o projetou mundialmente. Uma poesia sempre combativa e humanista, marcada pela simplicidade, alheia a modismos e experimentação.

Em entrevista ao Dom Total, Thiago recorda o período de 1961 a 1964, quando trabalhou como adido cultural em Santiago do Chile, mas foi afastado do cargo por acolher refugiados políticos brasileiros em sua casa, contrariando a orientação dos militares. Foi preso na época em que as ditaduras militares se apoderaram de toda a América Latina, por participar ativamente na Organização Revolucionária do Chile, quando se tornou amigo íntimo do poeta Pablo Neruda, Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1971.

De volta ao Brasil, Thiago retornou à sua Barreirinha para uma vida marcada pela simplicidade em contato com a natureza. Mas mesmo afastado dos grandes centros, sua poesia ainda ecoa em todo o planeta, principalmente sua obra-prima, Os Estatutos do Homem, uma ode à liberdade e aos direitos humanos.

Durante sua vida, Thiago ameaçou várias vezes abandonar a poesia, mas a poesia nunca o abandonou. E ele segue escrevendo uma obra que hoje, acima de tudo, traz o clamor dirigido aos quatro cantos do mundo, chamando a atenção do Brasil para a devastação do planeta, a começar pela floresta Amazônica. Confira em Dom Total a entrevista, realizada pelo jornalista Marco Lacerda e no áudio a entrevista completa...