sexta-feira, 8 de junho de 2012

Palavra Perdida...

 O escritor que protagoniza "Palavra Perdida", da autora turca Oya Baydar, inicia o romance exatamente como o título do livro. Vítima um bloqueio criativo, ele vaga pelas ruas da cidade de Ancara, capital da Turquia, em busca do fio da meada de sua literatura. Em sua procura, topa com uma jovem de etnia curda que acaba de ser baleada em um tiroteio. 

Enquanto vive a saga de ajudar a moça e o companheiro dela a fugir, começa a perceber melhor as diversas realidades existentes em seu país e como funciona a máquina que oprime as minorias. Ele leva a dupla de volta para seu povo e, enquanto convive com os dois, rememora seus tempos de militância na esquerda do país. 

Enquanto isso, a mulher do escritor, uma cientista turca famosa, viaja para uma remota ilha na Noruega em busca de seu filho único. Distante dos sonhos de sucesso da mãe, o rapaz se refugiou do mundo no local. No entanto --por mais que tente-- ele é perseguido por um estigma da violência. 

Com delicadeza, Baydar conta uma história sobre a agressividade e a crueldade no mundo, que vão desde o ataque a uma etnia até as agressões do dia a dia e as experiências científicas realizadas em animais. 

Fonte...