quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Da Essência e do Existir!...


                    Segundo S. Tomás de Aquino existe uma diferença ontológica entre a essência e o existir do ser. Para mim, existir tem que estar em perfeita consonância com a minha essência, se tal não acontece então não sou eu que existo mas outro alguém, diferente de quem sou, que me está a usar para existir.
                    Por isso devemos ter sempre em atenção se cada ato que temos está de acordo com quem somos, caso contrário é urgente meditarmos se não estaremos a ser usados, ou influenciados por energias exteriores, por frequências outras que se apoderaram do nosso corpo e mente.
                   É imprescindível sabermos quem somos, conhecermo-nos bem para que estejamos atentos ao mínimo sinal, e podermos agir em conformidade, para podermos recusar ser quem, ou aquilo, que não somos.
                    Um dos primeiros passos, quanto a mim, é interiorizarmos que existe de fato a diferença que S.Tomás refere, entre a essência e o existir do ser. Por isso se explica que é possível existir agindo em desacordo com a nossa essência.
                  Ao interiorizarmos este fato e tudo o que ele representa estaremos então prontos para procurarmos e nos acharmos, então, o “existir” e o “ser quem somos”, se unirão e entraremos naturalmente nessa plenitude que tanto se apregoa (e que existe)! O Meu Interior no Teu exterior...

(A Voz da Esperança)