quarta-feira, 29 de maio de 2013

O Jogo das Palavras: Uma Breve Reflexão...

Acima de tudo... estou numa breve tentativa, perante a minha fragilidade e debilidade física, de entender e traduzir as palavras do Escritor Mia Couto: "É mais do que ato de escrever. A escrita constitui-se num sistema lógico, num modo de pensar o mundo. Esse olhar tornou-se hegemónico e atirou a oralidade para a sombra. Eu luto para tentar manter um pé em cada um desses universos mentais e abrir, na escrita, portas para a oralidade"... 

Se para esse escritor a escrita é um sistema lógico de pensar o mundo - para mim - a escrita deve ser vista como um sistema ilógico ou antilógico (a opção é tua) ou melhor: ela é o meu instrumento ilógico de concretização do meu mundo e não somente de pensa-lo, tendo em vista que “gato escaldado tem medo de água fria”... Pois é, jamais eu conseguiria ser precisa e objetiva através da escrita para registrar tudo o que já vivi ou o que o mundo me apresenta em forma de realidade; em outros planos: sim (quem sabe no sistema da lógica acadêmica ou literária, porém nunca nos desabafos das redes sociais, ok?... Descobri que aí existe, também, a má fé)...

É com muita naturalidade que os desenhos, das situações incompreensíveis, vão ganhando sua devida forma, bem como entram nos planos da viabilidade, somente no decorrer dos castigados dias e das lentas horas; como, por exemplo: o jogo político, que só ganha forma e vai sendo definido no entrelaçamento das relações inumanas, e, euzinha, sou muito humana: não sei lidar com as relações sociopolíticas, preciso dum interlocutor... 

Desde a expansão do pensamento ocidental, cá nas colônias também, que a filosofia reflete a política como motivo de fortes guerras, então, na realidade acriana não poderia ser diferente; por isso, meu caro leitor, tentarei, desde já, ir fazendo os meus registros online de forma descontraída (sem alarde)... Mas, repetidamente, vos peço: muita atenção com as interpretações das entrelinhas... por conta do perigo da subjetividade de quem ler... Os erros serão uma eterna recorrência à perspectiva cômica, antes o riso do que o drama ou a tragédia... 

A vida jamais pode ser representada num campo de futebol, o meu jogo é sempre com as palavras em ação!... Finalmente, evitarei remar nas minhas lágrimas ou me afogar nelas; jamais farei rima de oposição... Assim como não quero mais empurrar canoa em rios sem água...