sexta-feira, 22 de julho de 2011

Questão de Identidade...

A dispersão de um povo pelo mundo, tema do debate, é central de A Travessia do Rio e está, de várias maneiras, ligada à vida do escritor. Phillips nasceu em St. Kitts, Caribe, mas não teve tempo de se sentir caribenho. Tinha quatro meses de idade quando a família migrou para Leeds, em Yorkshire, norte da Inglaterra. A primeira mudança que repercutiu em sua vida, por assim dizer, consciente, foi a realizada para o sul daquele país, na juventude, quando estudou inglês na Universidade de Oxford.

"Não vim de família privilegiada, mas fui para uma universidade muito privilegiada e pela primeira vez encontrei gente que tinha viajado para o exterior, o que eu nunca havia feito, gente socialmente confiante sobre o que seria no futuro", disse o escritor por telefone ao Estado, de Nova York, dias antes de embarcar para o Brasil. "Embora muita gente pergunte se era estranho para mim estudar em Oxford sendo negro, o mais estranho foi estar lá sendo de classe mais baixa que a média."

É essa relação entre raça e classe social - ou gênero, ou história, ou localidade, ou de preferência tudo isso junto -, mais que a questão da raça em si, o que Phillips procura abordar em obras como A Travessia e duas outras já publicadas pela Record, Uma Margem Distante e Dançando no Escuro. "A questão da raça sozinha não me interessa. A raça é só uma pequena parte da identidade. Ela é importante, mas precisa ser vista em contexto, ou você perde a dimensão." Continuação da leitura, aqui...