domingo, 17 de julho de 2011

Aprender a Rezar na Era da Técnica...

Aprender a rezar na Era da Técnica fecha a tetralogia O Reino, dos "livros pretos" (como os define o próprio autor), uma das mais singulares e impactantes realizações atuais da literatura em língua portuguesa.

A ação se passa em um país indeterminado, num período de paz que guarda, porém, memória viva de tempos de combate. Obcecado pela figura paterna, o médico Lenz Buchmann toma providências para se tornar o substituto do patriarca. Depois de adquirir grande reconhecimento como médico, percebe que precisa aumentar o alcance de sua competência. No velório do seu irmão mais velho, ele toma consciência de que sua técnica deve ser usada para curar não apenas indivíduos, mas também a cidade. Ele ingressa no Partido e se torna homem de confiança do candidato à presidência.

Aprender a rezar na Era da Técnica traz as mesmas características formais das obras anteriores do autor. O romance é formado por capítulos curtos, escritos em um estilo ao mesmo tempo sóbrio e sombrio, que em tom de naturalidade descreve ações de alto teor de perversidade e surpresa - sem no entanto apelar ao efeito fácil da violência.

Fonte...