quarta-feira, 16 de julho de 2014

Eu Gostaria...

... "Eu gostaria de nascer
em todos os países,
ter um passaporte
para todos eles,
botar
todos os ministérios do exterior
em pânico
ser todos os peixes
em todos os oceanos
e todos os cães
passeando pelas ruas do mundo.
Não quero me agachar
diante dos ídolos
ou brincar de ser
um hippie da igreja ortodoxa,
mas eu gostaria de me mergulhar
bem fundo no lago Baical
e vir à superfície bufando
em algum lugar, por que não
no Mississípi?
No meu amado universo
eu gostaria de ser
um talo solitário
mas não um narciso delicado
beijando sua própria cara
no espelho.
Eu gostaria de ser qualquer uma
das criaturas de Deus,
até a última das hienas sarnentas -
mas nunca um tirano
nem sequer o gato do tirano.


Para mim não basta ser eu,
deixe que seja todos! 
Geralmente cada criatura 
tem sua duplicata 
mas Deus segurou o papel carbono 
na Editora Paraíso 
e fez de mim só um. 

Porém irei embaralhar tudo,
confundir Deus,
ser mil cópias
até o final dos meus dias,
para que a terra zumba
e os computadores enlouqueçam
e o censo mundial de mim dê errado.
Eu gostaria de guerrear em todas suas barricadas,
humanidade,
morrendo cada noite,
uma lua exaurida,
e ressurgindo cada manhã
como um sol recém parido
com uma moleira imortal
no crânio.
E quando eu morrer,
um siberiano François Villon bem fodão
não me coloquem em baixo da terra
francesa ou italiana
senão em nossa terra russa siberiana,
na colina ainda verde
onde senti pela primeira vez
que eu era
todos"...
Pintura: Jeremy Mann
*.*.*.*