sábado, 3 de maio de 2014

Um Brinde à Vida: Gratidão II...

Num súbito desejo, invade-me uma imensa necessidade de agradecer ao Universo por está me conduzindo nesta enigmática embarcação: a Vida!... 

Viver, muitas vezes, para mim, representou – frente à crise em que, atualmente, se encontra a humanidade, e, em particular, a prática das relações humanas – uma busca constante ao passado das tradições... Eu não conseguia perceber que dessa forma abandonava de lado os ensinamentos modernos: quando dizem que viver é estar e usufruir o presente; sempre apoiava-me num pensamento da existência tradicional para o existir agora... Assim deixava de viver...

Contudo, tornava-se difícil – para mim – perceber que as angústias e conflitos seriam então necessários à dialética do existir e que isto não implica largar de lado o presente para voltar ao passado como refúgio aos conflitos internos... Já agora penso que devo assumir a vida/presente e compreender os fundamentos da existência como contínua superação das tensões entre o meu eu sujeito e objeto, o Outro e o Mundo, a morte e a Liberdade perante as intensas indagações interior... 

Nessa perspectiva, assumo a realidade afirmando-me como a única forma que possa alicerçar uma compreensão: a vivenciar e a descrever um novo prisma ao Olhar (aqui já não espero mais nada de ninguém), porquanto permitirá me reconstituir na dimensão original para reconhecer em que ponto real do presente encontro-me e qual o mundo de significações eu construí... Aqui foi quando percebi e aceitei que é também, e não tão somente, através da leitura, principalmente daqueles que trilharam o caminho da existência humana, posso chegar a uma compreensão mais equilibrada sobre a existência do ser em si... Agora também compreendi o porquê "a leitura é a paixão civilizada mais antiga" do Universo... 

Enfim, é chegado o momento de agradecer ao Universo por ter permitido o cruzamento entre as trilhas da minha vida com as estradas dos peregrinos da escrita... Com isto quero agradecer a todos que me aceitam na condição de aluna na escola da vida; e por aí está experimentado a competência de todos os professores na disciplina do viver, ao que me proporcionam a tolerância em permanecer firme na estrada do mundo e fazem-me perceber quão temerosa sou face a minha de dificuldade de prosseguir enfrentando os obstáculos da vida perante meus desmazelo, descuramento, desalinho e desleixo imperdoáveis (reconheci minha condição de preguiçosa e até tentarei superar esta dor que atinge o cerne da alma humana: o medo de me corrigir, claro!)... 

Sou muito grata por ter encontrado escritores que me permitem ouvir o som de suas palavras e sentir o sabor de suas escritas... 

Minha gratidão também, lá do fundo do coração, aos falsos amigos que me ensinam a dizer NÃO e a evitar ser como eles são, aos sinceros amigos (real e virtual), seguidores do Twitter, Facebook e os autores dos blogs com os quais aprendi arte de compartilhar sentimentos... 

Meu eterno agradecimento por todas as leituras que domesticaram meus instintos selvagens, ao que possibilitaram minha Paixão pelo Conhecimento... 

Ainda meu infinito agradecimento aos deuses da arte de poetizar, compor e interpretar, sem a música e a poesia eu nem existiria... 

Os meus mais sinceros e profundos agradecimento, em especial, aos meus País e Avós que me iniciaram na sabedoria de harmonizar o coração, aos outros familiares que me ensinara desde muito jovem que não vale a pena odiar e sentir inveja, isto agradeço por ficar para os hipócritas que jamais sentirão o sabor do amor e o valor da amizade...

E para sempre sou agradecida aos filhos e netos que me encaminham, nessa árdua e deliciosa arte de viver, para sentir e saber amar na paixão do existir na condição de mulher-mãe-avó... 

Finalmente, muito obrigada, Meu Senhor e Meu Deus, por esta Divina Luz do Universo que nos mobiliza!...

**
Pintura: Vicente Romero Redondo