domingo, 22 de dezembro de 2013

Mimese da Vaga Memória...

Minha alma se refrigera quando leio uma simples frase como esta: “Sim, conheço gênios com ensino básico e ignorantes com doutorado”, (desconheço a autoria, li no FB)... fico mais certa de que não é somente eu que se torna redundante perante os absurdos das contradições do conhecimento adquirido; continuo estarrecida e perplexa, ao mesmo tempo, no afã de permanecer na procura de compreensão para o contra-senso... Sem nenhuma intenção em contrariar o personagem de Kafka, em Metamorfose, às vezes, chego a acreditar que os insetos são os outros... 

Meu Deus, porque existem pessoas que insistem em humilhar e denegrir seus semelhantes para saciar suas perversões e desonestidades?... Não canso de me fazer essa pergunta, quando leio, nas redes sociais, o posicionamento de alguns Poderosos da política, Doutores da Saúde e do Conhecimento Acadêmico se posicionando, insistentemente (sinto-me na obrigação de ser repetitiva também), como se fossem os senhores da verdade e os únicos detentores da ética ou os/as senhores/as da moral, o mais grave é que não conseguem disfarçar suas suásticas iniquidades... 

Por outro lado, sinto que o mal existe em alguns para o verossímil aprimoramento da benevolência em outros... O que me faz pensar assim?... É simples!... Cheguei acreditar que o isolamento fosse a solução para evitar a arrogância de alguns, não encontrei saída: voltei ao tumulto das ruas, pois era burrice minha; logo é muito fácil de contabilizar, em todo os setores do cotidiano, bem como nas redes sociais, o quanto é mais abundante se estressar com a arrogância e o quanto fica cada dia mais escasso se deparar com a sabedoria...

É preciso recorrer repetidamente aos fatos históricos para ficar atenta ao hoje e não se deixar contaminar por equívocos da condição desumana; incansavelmente releio sobre as fontes do passado progresso e vejo escrito o tenebroso hoje se repetir; pior ainda é ver alguns intelectuais, poderosos e alguns religiosos se firmando com os pedaços inacabados dos mártires (isto é para não esquecer o outro lado da história do líder seringueiro: ironias e deboches)... Daí desejo, humildemente, mais uma vez, um dia encontrar um sábio capaz de imaginar sobre o perigo que envolve minha realidade, e assim entender por que - para mim - não é possível encontrar a prudência necessária ou condição literária adequada para fazer o verossímil registro de tantas revelações necessárias à historia mimética da humanidade, e capaz de compreender também o meu tumultuado comportamento, a fragilidade, a fraqueza, os temores, as redundâncias, as falhas, os medos, as carências, enfim: compreender uma single humana... Ah, eterna canção ao tempo!... 

**