quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Mensagem de Natal...

Ainda que eu encontrasse a linguagem perfeita para refletir sobre o que representa – para mim – o Natal, não seria o suficiente, enquanto o desrespeito às diferenças impulsionar a humanidade... Com todo o meu respeito por alguns religiosos, são as próprias religiões que colaboram para a distorção do sentido maior ao amor à simplicidade e humildade emitida por este símbolo religioso: o Nascimento de Jesus... 

... "Mais do que um tempo de festa, o Natal constitui uma verdadeira oportunidade de encontro com Deus... No nascimento de Jesus se manifesta a graça do Verbo Encarnado, que, fazendo-se homem igual a nós, veio habitar na Terra para experimentar "as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem"...

Encontrei nestas  palavras do Padre Paulo Ricardo, a mensagem que mais se aproxima daquela que acredito ser necessário para uma reflexão, independentemente da situação social, econômica, familiar ou espiritual... É essa busca com o sentindo maior de Divindade: Deus como representação de simplicidade, bondade e humildade que simboliza o meu Natal... Esse foi um dos ensinamentos que eu recebi dos meus pais e avós (diante da pobreza que vivíamos: sem ceia, sem presentes) e que jamais esquecerei... 

Em tempos de Redenção, penso que o sentindo de família tem que está relacionado com o Amor e fidelidade às raízes de uma geração e não com as convenções sociais e religiosas que dissipam a dignidade humana e descaracterizam a verdadeira magia natalina... 

E, na manutenção desses momentos mágicos, minha Família são todos que desejam um Mundo regado e impulsionado pela Paz: a estes eu desejo um Feliz Natal... 

**