sábado, 11 de junho de 2011

As Teorias Selvagens...

                      Eis a fonte desta linda capa...
Como entender um mundo frenético, em que se criam informações novas diariamente através da internet e em que ainda é preciso lidar com o conhecimento canônico e as referências clássicas? A escritora argentina Pola Oloixarac, nova queridinha da literatura latino-americana que participa da Flip 2011, tem a resposta. Ela está nas páginas de "As Teorias Selvagens"...

No seu romance de estreia, Pola desenrola histórias paralelas, como a da estudante de filosofia obcecada por seu professor, do casal de nerds que compartilha perversões sexuais e pontos de vista e a do antropólogo que cria teorias a partir de uma vivência na África.

Entremeando os conflitos, há o encontro entre antropologia, psicanálise e filosofia, games, blogs, cultura pop, programas de TV, música e sexo bizarro. Os personagens transitam entre essas múltiplas referências, buscando estabelecer relacionamentos concretos e encontrar um sentido para sua existência.

A trama, no meio de tanta informação, se mostra absolutamente atual: os personagens são marginalizados da sociedade -- perfil que tem sido exaltado por séries como "Glee" e pelo próprio frenesi do mundo virtual --, há retrato da cultura digital e recuperação do imaginário dos anos 1980 e 1990 -- são citados, por exemplo, a novela mexicana "Carrossel" e a dupla Milli Vanilli.

CALDEIRÃO PÓS-CONTEMPORÂNEO

Com linguagem agradável e fluida, esse apanhado de influências reais divide espaço com teorias inventadas e uma sátira ao universo acadêmico e seus tipos. Em um trecho, uma das personagens descreve as classificações de sua biblioteca, que incluem os títulos "Sonho de uma noite de engenharia social" e "Loucademia positivista". Outro excerto discute a hierarquia das amebas.

Esse humor presente em "As Teorias Selvagens" só é possível graças ao domínio de Pola do conhecimento sobre os universos que narra. Dotada de repertório cultural aparentemente extenso, a autora estudou Filosofia em Buenos Aires e publicou artigos sobre arte e tecnologia em revistas latinas.

Um fato curioso é que a escritora tem despertado a atenção do público e da imprensa por sua beleza misteriosa. Mas Pola está longe de ser só um "rostinho bonito". Com o caldeirão de referências que monta em "As Teorias Selvagens", a bela deve ficar para a história como uma das escritoras que melhor soube dissecar o frenético mundo pós-contemporâneo...
 
Eis a fonte do comentário...