segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A Partícula Divina...

Às vezes, pode não ser é o recomeço de nenhum jogo, nem tão pouco o desejo de repetir o óbvio, mas sim a imensa necessidade de continuar a desfazer cercas e derrubar os muros do obscurantismo que insiste em espalhar suas raízes... Aqui quero registrar mais uma vez a minha Fé num Deus criador, mentor e o impulsionador das benevolências que frutificam e fortificam o meu viver, porém deve ficar claro quanto ao que penso não estar relacionado com nenhuma religião; pelo contrário: o meu Deus é muito mais científico do que religioso, apesar de eu nada ter contra as religiões; pois não?... 

Talvez eu não consiga deixar esclarecido  que o assunto jamais se esgotará, entretanto mencionarei, por agora, pequenas noções sobre a dualidade entre o Mal e o Bem... Assim sendo: serei pueril logo de início, ao dizer que sempre vivenciei um conto de gata borralheira (compreenda como noção do mal no sofrimento duma mulher), por isso acredito na existência de príncipe encantado (a compreensão do bem na vida de alguém)... Quero dizer com isto que se existe o mal, do mesmo modo: deve existir o bem... E é esse Bem que eu aspiro, respiro e sinto a me fortalecer, em todos os momentos de sofrimentos, de injustiças, humilhações, dificuldades e dúvidas perante os obstáculos durantes os dias de tempestades ou nebulosos... 

Afinal: qual a relação entre o Mal e o Bem com a Ciência?... Eis uma questão muito complexa para ser esclarecida com as simples e desgastadas palavras de meu humilde vocabulário... Para tanto se faz necessário um profundo conhecimento de fisioquímica ou se ter uma noção básica sobre os átomos, elétrons e prótons, que são aquelas partículas que compõem as coisas ou as unidades mínimas da matéria... A verdade é que existem muito mais partículas do que aquelas que aprendemos na escola e, por enquanto, os cientistas dizem que são 12: o bóson de Higgs é uma dessas novas descobertas e desempenha um papel essencial nessa história a qual eu jamais saberia traduzir, por isso deixarei este link  para uma provável compreensão dessa partícula criadora de vida...  

Eis aqui apenas um trechinho: "Para entender o que ela tem de divino, responda: qual é a diferença entre você e um raio de luz?... "Nenhuma" seria a resposta há 13,7 bilhões de anos, no instante em que o Universo nasceu. Nesse estágio embrionário do Cosmos, a grandeza física a que chamamos massa ainda não existia. Nada tinha peso. A matéria que forma o seu corpo hoje era só uma coleção de partículas subatômicas se movendo à velocidade da luz. E aí é que vem a bênção. Certas partículas, os bósons de Higgs, estavam espalhadas por cada milímetro do Universo. Uma hora elas se uniram e, num processo similar ao vapor d'água se transformando em água líquida, e formaram um "oceano" invisível - o Oceano de Higgs. Para algumas das outras partículas que vagavam por aí não fez diferença, caso dos fótons, que passavam (e ainda passam) batidos por esse oceano. Para outras, fez toda. Caso dos quarks (as que formam basicamente todo o seu corpo). Do ponto de vista delas, o Oceano de Higgs era (e ainda é) como um óleo denso. E à força que os quarks fazem para atravessar esse óleo nós damos o nome de massa. Em suma: sem os bósons de Higgs, a matéria não existiria - já que "matéria" é tudo o que tem massa"...

Deu para perceber que depois duma grande explosão (mal) começou a origem da vida (bem) através dos bósons de Higgs?...  Enfim, e o que esta partícula divina tem a ver com o Deus que impulsiona meu viver?... Infelizmente, pode não ter ficado exemplificado minha noção de mal ou bem através da física e da química, mas basta pensar no oxigênio que nos sustenta e apenas sentimos: isto não é um imenso Bem?... E tenho como um exemplo de mal, opondo ao oxigênio, os gases nocivos ao homem e à natureza, assim como o excesso de dióxido de carbono... Quanto a Partícula de Deus que alimenta minha Fé e Esperança pode ainda não ter sido uma descoberta científica, mas faz parte da energia física e química que absorvida através da prática da benevolência com pensamentos e ações positivas me fortalece e colabora para compreensão da minha condição humana... Pronto, por enquanto é isto: é mais ou menos pelo caminho da teoria da partícula elementar bosônica: bóson de Higgs que sigo acreditando na existência do Poder da Criação...

Ao Senhor do Universo, Agradeço sempre!... Amém!...

*.*.*.*