sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Uma Longa Indireta II..

Em outras palavras: enquanto observo aquilo que a intimidade da distância me proporciona, surge uma situação me privilegiando com a compreensão do meu lugar no mundo... Ao vê-me numa dada realidade descrita por mim, ou por quem me julga, por exemplo, adquiro uma consciência do potencial que a leitura-escrita exerce sobre mim, numa situação de fundamental importância que se retém longe da intimidade de um contato... Ou seja: é uma compreensão de mim que a distância crítica me proporciona...

Entretanto, percebo algo em mim se desvanecendo quando me coloco no foco diante de um olhar investigador, e essa atenção mostra que o motivo desse desvanecimento é o fracasso ou o estranho comportamento daquilo que me leva à decepção de alguma coisa... Daí sou capaz de movimentar-me com facilidade em várias situações diferentes, para, assim, me reestruturar ou me reinventar... 

Por fim, refaço-me numa contínua transgressão de fronteiras, onde permito-me a espreitar a criatividade da destreza humana, perante um mundo aparentemente estável com falsos credos atemporais e cheios de barreiras, que nos leva a criação de uma cultura encurralada por perigosas armadilhas, geradoras de conflitos e doenças morais: como o preconceito, a discriminação  e o racismo, que são fonte da cegueira desconstrutora da civilidade, levando ao desconhecimento das semelhanças entre os seres humanos, mesmo com suas diferenças de cor, raça,  crença e  situação socioeconômica... É aí que surge a necessidade em mudar de conotação e inverter o jogo, onde me permita um posicionamento no controle da situação, para comandar meus próprios desejos... Enfim, adquirir uma melhor percepção dos  perigos e das complexidades que me rodeiam... 

Por isso a necessidade dessa transgressão como possibilidade do conhecimento da falsa realidade cultural construtora dessas doenças (a exclusão ou marginalização em decorrência da situação socioeconômica, preconceito, discriminação, racismo, intolerância religiosa ou as "homos" em voga), os falsos moralismos e os caóticos conflitos geradores das violências modernas... Enfim, esse refazer-se é simplesmente se reconhecer no mundo e se desnudar dos falsos credos para saber que tudo ainda está por ser construído, inclusive os valores que formam o caráter das personas terrestres... Obrigada por me compreender...

*.*.*.*.*
Paisagem Google