sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Perast...

O Golfo de Kotor (Boka Kotorska) invade o litoral do sul do Adriático jugoslava, a criação de quatro baias espectacular rodeado de montanhas, os fiordes "do Mediterrâneo. A pequena cidade de Perast está situado ao pé da St. Elias Hill (873 m), em frente ao Verige estreito estreito, onde as baías mais íntimo de Risan e convergem Kotor. Esta costa leste foi a região habitada mais antiga do Boka. Os restos de uma cultura do Neolítico (3500 aC) foram descobertas nas cavernas de Spila acima Perast e várias descobertas arqueológicas fornecem provas de civilização que datam Illyrian, no início do período romano e cristão.

Precedido por duas ilhas jóia-como, Perast está focada no mar. A partir da interação entre o continente ea baía, a contrapartida inerente de pedra e água, o diálogo da ilha e da onda, por vezes, em harmonia, mas muitas vezes em conflito, nesta cidade de bordo derivou sua união, força e senso de propósito. Apesar de seu tamanho, uma sofisticada estrutura urbana surgiu, demonstrada pela proporção, escala, concentrando eo ritmo do grande número de prédios públicos, especialmente ao longo da orlaO Golfo de Kotor (Boka Kotorska) invade o litoral do sul do Adriático jugoslava, a criação de quatro baias espectacular rodeado de montanhas, os fiordes "do Mediterrâneo. A pequena cidade de Perast está situado ao pé da St. Elias Hill (873 m), em frente ao Verige estreito estreito, onde as baías mais íntimo de Risan e convergem Kotor. Esta costa leste foi a região habitada mais antiga do Boka. Os restos de uma cultura do Neolítico (3500 aC) foram descobertas nas cavernas de Spila acima Perast e várias descobertas arqueológicas fornecem provas de civilização que datam Illyrian, no início do período romano e cristão.

                                                                                                                               Imagem BING
Precedido por duas ilhas jóia-como, Perast está focada no mar. A partir da interação entre o continente ea baía, a contrapartida inerente de pedra e água, o diálogo da ilha e da onda, por vezes, em harmonia, mas muitas vezes em conflito, nesta cidade de bordo derivou sua união, força e senso de propósito. Apesar de seu tamanho, uma sofisticada estrutura urbana surgiu, demonstrada pela proporção, escala, concentrando eo ritmo do grande número de prédios públicos, especialmente ao longo da orla...

PERAST
A cidade adquiriu seu atual plano urbano e arquitectónico aparência durante os anos prósperos dos séculos 17 e 18. Embora danificada por um longo período de estagnação económica, a construção de uma estrada costeira e diversas incursões em torres e palácios antigos, Perast hoje representa um dos exemplos mais belos da arquitetura barroca, na costa do Adriático.

Dois fatores principais influenciaram o caráter urbano do lugar: uma necessidade histórica para a defesa forte ea mistura de estruturas de pedra monumental e menores com edifícios sacro de grande beleza.

Sob Veneza (1482-1684), nenhuma barreira defensiva contínua foi erguido em torno deste estabelecimento exposta e frágil na fronteira do Império Otomano. Em 1570, apenas a fortaleza, Santa Cruz, subiu acima da cidade. No entanto, dentro da cidade de uma cadeia de torres de dez anos, chamado de "cardaci", apresentou um sistema bem planejado de postos de controle para proteção contra ataques. Estas torres características contribuíram para a aparência original do Perast.
 Dos mais de trezentos (300) casas e palácios que se aglomeram na costa e nas encostas da colina, duzentos e sete (207) foram classificados em edifícios do século 18 como sendo de importância arquitetônica, cento e dezessete (117) como estruturas comuns e catorze (14) igrejas foram anotados como associados com o patrocínio de famílias nobres.

Das igrejas, a igreja inacabada freguesia de São Nicolau merece menção especial. Sua arquitetura, embora incompleto, revela o projeto monumental de Giuseppe Beatos, que criou uma variante veneziana-românico do barroco, no século 17. Em 1691, Ivan Scarpe iniciou a construção de um impressionante, 55m (179 pés) de altura campanário, com cinco histórias e uma série de camarotes divididos, a um custo de 55.000 ducados. Uma inscrição no campanário orgulhosamente diz que a ameaça turca terminou depois que os venezianos conquistou Herceg Novi e Risan. Embora deixou a céu aberto, abside grande do altar-mor, com duas sacristias faz uma contribuição significativa para o litoral de Perast.

Outras igrejas da nota incluem a Igreja de Nossa Senhora do Rosário com o seu campanário pendentes octagonal, construído em 1687 no terreno adjacente alto do seu palácio do Arcebispo Andrija Zmajevic, a igreja de St. Mark, que data de 1760, com uma fachada ricamente decorada , uma vez que a igreja da Confraria, o mosteiro e igreja de Santo Antônio, construído junto à fortaleza da família Mazarovic em 1679, a igreja de St. John the Baptist, e da igreja de St. Anne.

exemplos proeminentes dos palácios deve incluir o sumptuoso palácio Bujovic, hoje o Museu de Perast. Foi construído em 1694 e decorado com cinco balcões harmonioso abertura off arcadas emparelhados em três lados do edifício e liderado por uma abóbada de aresta varanda espaçosa apoiado por enormes pilares esculpidos na técnica bugnatto. Embora a estrada recém construída do palácio costeiras dá a impressão de ser "afundado" e seu valor artístico global comprometida, o palácio Bujovic ainda é um dos edifícios mais bonitos da costa montenegrina.

Além do palácio Bujovic, os seguintes palácios embelezar ainda mais o litoral do Perast: o palácio Smekja, com um grande terraço projetando para o mar, varandas ornamentadas com balaustradas barrocas e um terceiro andar de dimensões estreitas, que assume a forma de um mirante prorrogado, a Bronza palácio decorado com uma escultura em mármore retratando a cena da Anunciação, e os palácios pertencentes ao Viskovic, Balovic, Mazarovic, Sestokrilovic e Brajkovic famílias...
 Os valores estéticos do barroco Perast foram altamente apreciados pelos historiadores da arte moderna: "... em Perast, sem entrar em frases poéticas, o dálmata barroco atingido sua apoteose em cada pedra, com o revestimento, todos elegantemente esculpida portal, contribuindo para um ambiente de eterna província para ser perdida. Aqui, a unidade da cidade, mais do que monumentos individual, cria uma atmosfera que se conecta em um acorde cúpulas da igreja e pilares da varanda, bem como revestimento de ouro do tempo ... Perast representa um ponto culminante do barroco dálmata. "(Dr. Kruno Prijatelj). Foi a partir do comércio marítimo e dos privilégios aduaneiros obtidos a partir de batalhas, especialmente contra a pirataria, que Perast garnered a riqueza que financiou tal beleza.

Apesar de ter sido uma antiga povoação, Perast gozado de maior desenvolvimento econômico, político e cultural somente a partir de meados do século 15. Naquela época, o Boka tornou-se parte da República de Veneza (1420). Cerca de sessenta anos depois, as forças otomanas avançada na Baía de Kotor, determinando o seu destino para os próximos dois séculos. Antes desses eventos, Perast era apenas uma pequena aldeia que possui um estaleiro e um número modesto de pesca e navios comerciais. Kotor, a maior cidade distante, fortificado no final da baía, que se realizou a jurisdição sobre a ilha e da Abadia de St. George (9o século). Naquela época, St George foi a única ilha ao largo da costa Perast e se sustentou na abadia de propriedades que possuía lá. A soberania de Kotor, tornou-se um fardo para Perast como a cidade começou a adquirir um maior grau de independência econômica e poder. Após a conquista turca do Boka de Herceg Novi para Risan (1482), Perast alcançado um posição estratégica e politicamente significativo como uma cidade de fronteira. Devido a este novo papel importante, privilégios econômicos e políticos foram concedidos nele que os habitantes de Perast logo usados para sua vantagem.

Veneza encorajou o desenvolvimento de uma frota local para fins de comércio, bem como para fazer a batalha com os piratas Otomano. Os marinheiros especializados e comerciantes de Perast ganhou fama tanto por suas profissões escolhidas e pelo seu talento como guerreiros. Devido a essa reputação, que ganhou a honra de guardar o pendão Venetian (standard) de São Marcos, em tempo de guerra. Perast realizada este privilégio até a queda da República em 1797.

Apesar da situação dramática de conflito constante entre o Império Otomano e Veneza, que eram particularmente ferozes nesta área, a cidade continuou a desenvolver cultural e arquitectónico. A construção de luxuosos palácios, capelas e igrejas, a importação de obras de arte e contínua actividade literária dar provas de uma indústria forte fora de proporção com o tamanho da cidade eo número de seus habitantes.

Famílias nobres de Perast - Casadas - Segundo a tradição, Perast tinha doze famílias distintas. Durante a Idade Média e, posteriormente, esses "casadas" patrício clãs, ou confrarias, foram chamados pelos nomes das famílias originais. Eles eram parte integrante do município de Perast e seus chefes foram eleitos como membros do Conselho Municipal de cada poucos anos. O casadas foram ativos na Perast 1) Studeni, 2) Dentali, 3) Vukasovic, 4) Brajkovic, 5) Sestokrilovic, 6) Bratica, 7) Stoisic, 8) Smilojevic, 9) Silopi, 10) Cizmaj, 11) Perojevic e 12) Miokovic. Cada um também teve um porta-bandeira. Isto foi além de servir como portadores do pendão de S. Marcos.

Fonte: Intert