quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Conversação: Educação sem Manipulação...

Gosto de quem compreende que jabuti não sobe numa árvore sozinho; assim deveria se fazer entender, como possibilidade de respeito às diferenças, através da metodologia educacional; já que existe outra linguagem além da palavra decodificada... Penso que o ensino de qualidade é a garantia da sustentabilidade do nosso Planeta...

Respeito profundamente toda e qualquer opinião de quem tem uma visão crítica sobre nosso sistema civilizacional; jamais desconsidero esta ou aquela opção das pessoas simples e sinceras, procuro sempre absorver os ensinamentos dos sábios, porém impressiona-me quem exige dos outros sem antes exigir de si mesmo, principalmente os grandes intelectuais e formadores de opinião... Aqueles que têm uma eficiente memória unilateral para enxergar somente benefícios de vossos interesses e todos os erros de vossos adversários: eis aí os mecanismos da guerra... 

É sempre muito fácil defender quem aumentou o meu salário; o significativo para mim é quem gosta do que eu gosto; confortável é eu lutar por meu padrinho que ladrilhou meu caminho... Cômodo mesmo é não reconhecer que existem outros, além mim e meus pares, ansiosos por algumas migalhas de pão e sofrendo para defender seu pedaço de chão... Por outro lado, é por demais construtivo dominar o equilíbrio da visão multilateral, ou, até mesmo, compreender que a densa e forte correnteza de um rio só é permitida por haver duas margens proporcionando o contorno desse imensurável poder... 

É simples compreender que a História Social de nosso País não proporcionou-nos o saudável princípio da conversação... Bem sei que não temos condições de sermos diferentes, pois enquanto a educação brasileira nos condicionar a olhar somente as aparências, o essencial, à nossa saúde ou ao nosso desenvolvimento sustentável,  vai sendo destruído... Contraditoriamente, aprendi com Saint-Simon que os seres são compelidos a se combinarem por meio da aparência, e que a Educação é nossa segunda existência: nossa vida moral, ela deve ser tão apreciável quanto a vida física.... 

Mudando de Assunto...

Quando decido desabafar é para negar a mediocridade do espírito terrorista ou os degradadores da vida alheia, aí obrigo-me a demonstrar que estou me esforçando muito para superar minha ignorância: chamam isto de humildade... É possível um ser humilde sobreviver em meio à arrogância do caos antidemocrático que impera atualmente?...

Cá estou cheia de saudade da minha floresta encantada, num lugar que pouco me seduz... Quando decidi sair do meu habitat natural tinha tão somente a intensão de estudar para aprimorar meu ser (mas já estou voltando, não consigo ficar longe da chuva), se eu conseguisse ficar para me qualificar, gostaria de aprender como conviver (através dalguma ciência humana) com os arrogantes, os soberbos e aquelas pessoas sórdidas que constroem uma face de anjo para melhor manipular usando as aparências; sonho em saber me defender desses tipos, porque quem é manipulado por gente suja, por mais limpo que seja, só aumenta o cesto de roupa suja...

Desejo vorazmente evitar a soberba e os soberbos, para continuar a trilhar os caminhos da Paz, assim evitarei o apego a qualquer verdade convencional... Apenas para relembrar e deixar a esperança renascer: o mundo gira e as ideias mudam de acordo com o movimento da terra, além do tempo estabelecido... O Tempo, sim, é o Senhor da Verdade...

*.*.*.*
OBS.: Faltou a conclusão, mas qualquer dia desses concluirei fazendo um elo entre educação sustentável, ausência de civilidade e nossa dificuldade em compreender as entrelinhas de um texto por falta de prática no ensino escolar...