sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O Tempo e o Vento...

... "O Tempo e o Vento é uma saga, uma das mais importantes obras de Érico Veríssimo  que narra 200 anos de história da formação do Rio Grande do Sul sob o ponto de vista da família Terra-Cambará.

Parte integrante da Obra “O Tempo e o Vento”, “O Continente” é o início da história, que é narrado em estilo flash-back pela personagem Bibiana Terra, quase centenária, quando os moradores do casarão onde a família mora estão presos por conta da Revolução Federalista de 1895.

Contando com um exímio trabalho de pesquisa histórica e um brilhante estilo narrativo, Érico Veríssimo traz sob o olhar da ficção uma série de fatos reais que contornam a história de O Tempo e o Vento. Através de uma narrativa rápida, bastante parecida com o estilo novelístico, ele conseguiu trazer uma série de elementos que vão se repetindo ao longo de toda a narrativa, em seus 200 anos de história, tais como o punhal de Pedro Missioneiro e a frase de Ana Terra: “noite dos ventos, noite dos mortos”.

Em “Um Certo Capitão Rodrigo”, temos a chegada na cidade de Santa Fé de um homem aventureiro e bonachão, o Capitão Rodirgo Cambará, que acaba atraindo amizades e inimizades. Entre uma delas, atrai o ódio da família Amaral, governante das terras de Santa Fé, quando numa disputa pelo coração de Bibiana Terra, o capitão Rodrigo duela com Bento Amaral e acaba sendo ferido num golpe desleal.

Ao recuperar-se, Rodrigo e Bibiana se casam, mesmo contra a vontade do pai da moça, e o capitão tenta emendar-se, mas acaba traindo a mulher e se envolvendo em diversas confusões.

Quando estoura a Revolução Farroupilha, em 1845, Rodrigo alia-se à tropa de Bento Gonçalves, que tem como inimiga a família Amaral. Em uma tomada da cidade de Santa Fé, Rodrigo é ferido mortalmente e deixa Bibiana viúva"...