domingo, 14 de setembro de 2014

'Ghost Stories': Minha Adorável Obsessão...

Talvez eu tenha mencionado várias vezes minha obsessão por música; insistentemente, gosto de repetir, para mim não importa o gênero nem o idioma, dependendo do momento: o importante é a sonoridade, pois é a música que justifica meu Mundo...  

Há tempos que eu não comprava um CD... Sem nenhuma condição de resistir ao efeito da sonoridade melódica do grupo Coldplay, comprei seu último lançamento: Ghost Storie, não consigo deixar de ouvi-lo, é sempre muito prazeroso degustar da boa música sob nosso próprio querer... Aqui tentarei registrar, parcialmente, o efeito enigmático desse álbum no meu imaginário, portanto trata-se de uma apreciação meramente pessoal; fica, dessa forma, desde já esclarecido... Gosto sempre de frisar que não habita em mim nenhuma habilidade ou sensibilidade para fazer análise sobre qualquer que seja a Arte, principalmente sobre música... Tenho plena consciência de que necessito estudar muito a respeito de teorias, sobretudo de produção artística universal... 

No entanto, sinto-me bastante estimulada em registrar a sensação proporcionada por aquele álbum... Apesar de eu evitar a expectativas enquanto espero os novos lançamentos de meus cantores favoritos, com este grupo foi bem diferente, pois sempre ouvia a música The Scientist no rádio, portanto ficava ansiosa em conhecer todas as produções, foi quando me surpreendi, na internet, com esse novo lançamento e já era sucesso nas paradas da música internacional... Nesse caso, surgiu uma súbita necessidade de comprar o álbum Ghost Stories, foi uma excelente aquisição... 

A começar pela arte que ilustra a capa do álbum, (clique): um par de asas recheados de outras representativas figuras simbólicas, onde configuram, para mim, um híbrido romantismo (por variação dos aspectos simbólicos), daí vem à completude na outra imagem: um pássaro que nos remete à liberdade... Diante do pouco que já ouvi, a força da interpretação do vocalista é formidável e encantador, principalmente nesse novo álbum, onde o tom da inspiração melancólica faz das músicas uma perfeita trilha sonora para toda ocasião... 

O lirismo, assim como em outros álbuns,  também é através de arranjos muito criativos e sensuais; neste novo álbum sinto que reforça a harmonia da orquestração rítmica numa cadência extremamente sentimentalista... Ainda falta-me domínio de sensibilidade mais apurada para descrever com detalhes sobre todas as faixas do álbum Ghost Stories, pois sempre pensei que música é apenas para ser sentidas e não para serem analisadas, entretanto o poder criativo e a qualidade polifônica desse grupo aguça meu desejo de falar com mais precisão sobre seu estilo (porém fica para outra ocasião)... 

Quanta a complexidade audiovisual dos videoclipes da produção Coldplay é-me uma incógnita, contudo todos os clipes, que posso apreciar através da internet, parecem-me retratarem momentos específicos duma vivências, seja ela familiar, sentimental, social ou política; como por exemplo nessa música Politik (li algures, em fontes não-oficial, que o grupo estava trabalhando no segundo álbum quando houve o ataque 11 de Setembro, e nesta composição reflete o impacto daquela tragédia)... 

Enfim, tenho por preferência deixar alguns clipes para um apreço mais subjetivo, e eu sairei em busca de mais informações, para melhores comentários posteriores... Minha intenção, aqui, também é criar condições para formar um acervo (ao meu Mundo) dos clipes que me seduziram e vão despertando mais a minha curiosidade... Gosto do equilíbrio que demonstram todos os instrumentistas, assim como a dinâmica do vocalista no domínio  dos instrumentos em palco e seus movimentos cadenciais... 

Iniciarei com os videoclipes mais recentes, a seguir outros mais antigos... Clique aqui para ler a segunda parte da entrevista do diretor dos dois primeiros clipes, Jonas Åkerlund... Agora é só conferir: