quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Minha Música está Tocando no Rádio...

.
Foi assim, não exatamente como na brisa da preamar, que, na lapidação sádica daquele sofisticado sorriso, desfiz todas as minhas dúvidas..

Há dias que eu estava tentando entender sobre meu diversificado gosto por música... Fiquei aqui pensando sobre meus instintos naturais, que para uns pode ser ainda parte dum estado primitivo, mas sou conhecedora da minha condição cultural (espaço geográfico, família, sociedade e educação), portanto tenho o mínimo cuidado de procurar saber como ocorreu e vem se desenvolvendo o processo civilizatório... 

Como estava a dizer, eu, sob esse efeito contemplativo da naturalidade, lembrei-me sobre a variedade dos gostos musicais, não só os meus; quão diversificados os são e o quanto a música popular moderna atende a essa diversidade de gostos musicais; pensei: qual o motivo das pessoas optarem por este ou aquele gênero ou estilo musical? Quais influências de suas identidades culturais existem nessas escolhas/gostos?...

E de repente, não mais que de repente, ao ler meus blogs favoritos, vejo este comentário dum ilustre escritor português, J. Rentes de Carvalho: "No que respeita a música popular o meu gosto e preferências são simples: parei nos Beatles, Budy Holly, Elvis Presley e todos os que desde então vieram esqueci, à música pop fecho os ouvidos... Contudo, sempre me preocupou a minha incapacidade de apreciar o que encanta e apaixona tantas centenas de milhões"... Para ler o blog Tempo Contado, do escritor J. Rentes de Carvalho, aqui...

E com esse esclarecimento ao ilustre de gosto diversificado, fiz minhas conclusões: "A música pop faz constantemente o mesmo, repete os esquemas de acordes, repete os ritmos e as melodias, ao contrário da música clássica, a qual, além de muito mais descritiva, regularmente utiliza mudanças drásticas (dos ritmos, das melodias e dos esquemas de acordes)"... Acredito que aí responde os meus porquês e faz-me entender o motivo pelo qual nós latinos americanos, de vida monótona, gostarmos das repetições rítmicas e mélodicas da música pop... Dentre a diversidade e a monotonia, esta também é critério por um gosto à diversidade musical...

Pois foi daí que tirei minhas considerações sobre o gosto que não se discute, além de pensar que por cultura não se faz opção: "apreciam uns a monotonia" por suas vidas fazerem parte e terem um ritmo monótono..., "outros preferem a diversidade" de acordes, ritmos e melodias por terem sido educados sob o efeito sofisticado da civilização e por assim não aceitarem ou compreenderem a diversidade cultural...

Enfim: alguns seres humanos clássicos fazem da música clássica a trilha sonora para seu viver, como alguns  seres populares fazem da música pop uma trilha sonora para a vida... Por exemplo, eu aprendi apreciar música a partir daquelas que tocavam no rádio da minha infância, aí está um dos motivos para meu gosto musical ser tão diversificado e monótono, acredito... Simples é assim, no meu entender, claro!...

*.*.*.*