quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Nação Toupeira: Resposta sem Aroma, sem Sabor e sem Cor...

Na ausência de criatividade, enviarei uma resposta insípida ou insossa... Como também não adquiri o dom literário nem para falar dos defeitos do outros, mais uma vez apresentarei meus defeitos...  Estou com dificuldade em encontrar palavras agradáveis e afetuosas para escrever sobre o Workshop do livre vôo dos pássaros, por isso vou fazer um registro sobre a arte de cavar buraco... Já falei, mas torno a repetir: escrever sobre as próprias dores numa linguagem acessível aos menos cultos é por demais tortuoso... Em outras palavra ou sobre a literatura: transformar sua própria memória numa ficção é tão dolorido que sufoca a imaginação e paralisa a emoção... Quando o meu coração vai parar de sagrar para eu me fazer entender?... Ainda não tenho nenhuma probabilidade...

Não me incomoda o fato de não ser compreendida... Apenas estou a usufruir do bem proporcionado a minha pessoa, através da catarse escrita, afinal um dos meus objetivos é encontrar o efeito terapêutico através dela... Por isso não procuro leitores, muito menos seguidores... Para aqueles que tentam me dá sugestão, sem eu lhes dirigir à palavra, somente digo: não percam tempo comigo, por favor!... Joseph Campbell nos sugere um bom conselho: "Siga a sua bem-aventurança, lá onde há um profundo sentido do seu ser, lá onde seu corpo e sua alma querem ir, pois o privilégio de toda uma vida é ser aquele que nascemos para ser"...

Devo confessar que concordo com a ideia de apresentar fundamentos entre arte e linguagem, os quais possam nortear o prazer à educação escolar, como também possam instigar o processo criativo/cognitivo do aluno... Para isto, ou como necessidade de falar sobre conhecimento, cultura e educação, tenho outro blog: ‘Nas Trilhas Acrianas’, mas para tudo existe o tempo certo...

Para a educação escolar, sempre dei minha contribuição na prática, deixei nas escolas, onde trabalhei, projetos metodológicos que permitiam ao aluno construir habilidades através da linguagem e escrita (posteriormente deixarei lá no outro blog alguns exemplos de livros confeccionados pelos próprios alunos com pesquisas e poesias feitas por eles)... Ademais, é exaustivo falar sobre arte com os adultos de coração petrificado, por vezes esse é o diagnóstico que, cá, apresentam alguns habitantes da Nação Florestania que me sustenta: é difícil e insustentável!... Deixarei um texto bem agradável que representa exatamente tudo que penso sobre a prática de ensino e as relações sociais que se aprende nas famílias, nas escolas e são reproduzidas nesta sociedade... É sobre o respeito às diferenças: 'Escola de Bichos'...aqui

Também encontrei estas palavras bastante confortantes, deve esclarecer melhor do que as minhas: “Pois no mundo dinâmico em que vivemos, cada vez mais temos a certeza de que não vivemos a era do “ou”, e sim do “e”... Não podemos permitir a radicalidade em nossos pensamentos e atitudes, “ou” isto “ou” aquilo... A filosofia do “e” agrega... Nos ensina a respeitar as diferenças, e como em uma orquestra, nos ensina que a diversidade e as diferenças é que fazem o conjunto ficar cada vez mais lindo... Se tivéssemos uma nota só, as músicas seriam entediantes... Assim é a vida… Às vezes, as pessoas que são criticadas são as que mais tentam fazer algo construtivo em suas vidas... Espanta-me como as pessoas que não fazem nada querem criticar aqueles que tentam fazer alguma coisa... Depois de muitos anos sofrendo com as críticas das pessoas e tentar ganhar a sua aprovação, eu finalmente decidi que, se minha consciência está em paz comigo, isto é suficiente”, daqui... 

Contudo, devo continuar a brincar na estrada da vida... para assim ir aliviando as feridas, da mesma forma: garantir a esperança... Por outro lado, fico preocupada com os impactos gerados por essa maneira pela qual optei para enviar informações sobre a brisa que envolve o meu território... Há pessoas que não acreditam na existência de um interlocutor; apesar de tudo, repito: não busco leitores, muito menos seguidores, meu único interesse é continuar obtendo tuas sugestões... Ainda sou grata por teu Olhar!...

**