sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Caótica Comunicação: Eterna Torre de Babel..

Acho desgastante tentar justificar certas limitações; mas, sobre as dificuldades na comunicação (é um tema recorrente pelo qual mantenho a preferência); sinto-me sempre na obrigação de reafirmar a incapacidade que tenho em compreender tal fenômeno, perante a última tentativa de reflexão, lembrei-me (sem nenhuma precisão) duma passagem bíblica: a Torre de Babel, onde retrata o caos constituído pela confusão da linguagem, no momento da construção, como tentativa de evitar que o ápice da torre atingisse o céu, acho que está aí a origem do caos da comunicação... Ainda os mitos nos servem de orientação à compreensão da realidade atual, muito tenho que conhecer afim de chegar a uma condição plena de vivência nas relações sócio-políticas...

Numa superficial analogia e longe da combinação crítica sobre Religião x Estado = ..., acredito que, enquanto as igrejas permanecerem ensinando aos seus fiéis a amarem mais a Deus do que servir ao próximo, será impossível promover uma revolução humanitária (as religiões conseguirão algum dia interpretar a Torre de Babel?); da mesma forma que será árdua a estrada que nos levará a um mundo melhor, enquanto o Estado de Direito reproduzir a esquizofrenia da competitividade construída pelo capitalismo, ao que leva a sociedade a perniciosa falta de noção do ser e ter... 

Atualmente, temos as redes sociais como instrumento de comprovação acerca da falácia humana; especialmente com o FB, ninguém consegue mais se esconder por trás das máscaras; uns conseguem apresentar, descaradamente, suas maldades e ignorâncias na mais simples postagem; já outros só reafirmam suas bondades e sinceridades... Por isso é que me desnudo logo e apresento minhas dificuldades... sobretudo porque não conseguindo manter as expectativas nas relações sociais, assim, entro naqueles momentos de introspecção e não consigo encontrar motivação para navegar, acho tudo uma mesmice sem sentido...

Daí, então, recomeço a vasculhar minha casa interior (ao mesmo tempo: meu Templo e Doce Lar), diante dessas faxinas, vem-me normalmente a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre alguns temas de complexidade para minha pessoa... Doravante, a única novidade que encontro, na busca desses aprofundamentos, é uma nova linguagem ou a forma de abordagem dos tais temas (ou conceitos), quando a linguagem é digerível reavivam meus ideais e alimentam os sonhos que outrora acreditei, como sou persistente e sonhadora, anseio um dia conseguir encontrar um interlocutor, para que possamos, juntos, degustar as variantes do Novo Mundo ou quem sabe para bailarmos o Novo Ritmo do Devir...     

**