sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Atum Mediterrâneo...

Peixe é o meu alimento de todos os dias, encontrei esta substancial receita no FaceBook, mas substitui o atum por pirarucu: ficou, huuummm, muito bom... Façam gosto!
"O Ômega-3 é um ácido graxo que reduz a absorção do LDL (colesterol ruim) e estim...ula a produção do HDL (colesterol bom), prevenindo a obstrução das artérias e doenças cardiovasculares. Você encontra Ômega-3 em nozes, linhaça, no azeite de oliva extravirgem, salmão e atum. Para lhe estimular a consumir esta poderosa e saudável substância, o Azeite de Oliva Cardeal traz uma receita especial:
  
Atum Mediterrâneo.

Ingredientes
 
4 postas de atum fresco (1 kg)
5 colheres de sopa de Azeite de Oliva Cardeal 0,5% (acidez máxima)
Suco de ½ limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para acompanhamento, sugerimos Ragu de Abobrinha:
4 colheres de sopa de Azeite de Oliva Cardeal 0,5%
½ cebola (pequena) picada
2 abobrinhas, sem o miolo central, picadas em cubos
2 tomates picados, sem sementes e pele
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
4 colheres (sopa) de cebolinha picada
¾ xícara (chá) de nozes picadas
2 colheres (sopa) de alcaparras
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Folhas de manjericão frescas para decorar

Modo de Preparo
 
Atum: pré-aqueça o forno. Tempere as postas de atum com sal, pimenta-do-reino, 1 colher (sopa) de Azeite Cardeal e suco de limão. Embrulhe-os em folhas de alumínio e deixe nesta marinada durante 2 horas. Desembrulhe o atum e acomode-o em grelha ou frigideira com antiaderente, adicionada de Azeite Cardeal. Leve as postas para grelhar durante 10 minutos, virando-as na metade do cozimento. Retire assim que o peixe estiver cozido e mantenha-os aquecido no forno.
Ragu de abobrinha: em frigideira funda leve o Azeite Cardeal para aquecer. Adicione a cebola e deixe suar. Junte as abobrinhas e salteie por 3 minutos para que fiquem cozidas, mas crocantes. Adicione os tomates, o vinagre balsâmico e salteie por mais 1 minuto. Desligue o fogo, junte os demais ingredientes, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto
Coloque o ragu de abobrinha sobre o centro do prato, deite a posta de atum por cima, decores com folhas de manjericão frescas e sirva imediatamente.

Rende: 4 porções
Ver mais"...

Fonte FaceBook de: Azeite de Oliva Cardeal