quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Violência: quais os fatores causadores?...


                                                                                          Imagem da Internet - Gameleira
Quem gosta de surfar na onda da violência?... Claro que eu não sou!... E, tu gostas?... Não?... Nem parece!... Então, já que não gostas, porque não tomas uma atitude, pelo menos, diferente!... Bem, para eu falar sobre violência... , teria que rememorar todo o processo histórico de civilização (não descreverei os detalhes, é só ler nos livros da História Oficial), pois esse não é um problema meramente local e nem muito menos atual: apesar de vir crescendo muito nos últimos anos!... Quero também deixar claro: não estou em busca dum culpado para tal situação... Penso que sejam vários os fatores causadores da violência, como são vários os culpados, assim como: os assassinos delinquentes e assaltantes em geral; eu; tu e nós; todos os cidadãos sem atitude; os religiosos e as Igrejas; a mídia; os políticos; judiciário e a polícia; os governantes e o Estado: todos temos culpa nessa onda drástica que assola a sociedade... Sobretudo: porque os delinquentes e assaltantes não escolhem quem merece ser alvo de suas violências, ou melhor, não violam apenas àqueles que lhes tiram o direito de serem gente decente... E, quem acaba sofrendo as consequências?... Os inocentes, claro!...

Portanto, somos todos culpados quando: eu, não encontro a solução eficaz para o problema; tu porque tens medo de agir; nós porque não tomamos uma atitude em conjunto; os cidadãos acomodados porque não buscam os seus direitos e não assumem seus deveres; os médias porque são coniventes com o Poder e sustentam uma bela imagem; os religiosos, evangélicos, leigos e as Igrejas porque ficam esperando pela vontade de Deus; a polícia porque não cobra do Estado as condições necessárias para trabalhar; o judiciário porque repetem suas velhas e arcaicas jurisprudências; os políticos e Governantes porque promovem e se beneficiam da violência para governarem; o Estado porque cria e alimenta todos os tipos de violências para a manutenção do Poder... Quem achar que eu não estou certa, por favor, una-se a mim e juntos agiremos diferente!...

Diante do acima descrito, necessito agir diferente porque necessito seguir o Caminho da Humanidade de Bem!... Depois de refletir muito sobre um angustiante resultado pós-furto pelo qual passei, decidi ir em busca dos possíveis assaltantes que violaram minha privacidade para prestar-lhes apoio social (agir diferente dos outros vizinhos que foram furtados, dos religiosos, dos médias, do judiciário, da polícia, do judiciário, dos políticos, do governo e do Estado é minha meta)... Até estou disposta a dá aos familiares dos furtadores uma cesta básica todos os meses -, também penso que através do diálogo e sensíveis orientações sobre dignidade humana, eles compreenderão seus direitos, bem como seus deveres e agirão de forma menos violenta... Logo o Estado mantém aquela velha estrutura da punição sem reeducar os indivíduos porque satisfaz o Poder dos Governantes, estes se beneficiam da marginalidade para atingirem seus ideais...

Digo isso pela falta de condições que as Polícias Militar e Civil vêm enfrentando no processo de atendimento às comunidades e aos cidadãos trabalhadores... Segundo os policiais e delegados, comandantes e coronéis com quem conversei: a Polícia somente tem capacidade (com a Estrutura oferecida pelo Estado do Acre) de assegurar a segurança dos gestores, políticos e governantes: deixando entregue a própria sorte os cidadãos comuns!... No entanto o nosso ex-governador diz que o Acre é o melhor lugar para se viver: só se for o melhor lugar para se viver sendo furtado e assaltado, sendo iludido e perseguido, sendo acusado injustamente, sendo desrespeitado em todos os sentidos... Nem caminhar, no Belo Parque que eles construíram, eu posso mais, pois os tarados já atacaram-me várias vezes....

Como já falei: a violência não é um problema meramente acriano..., então devemos perceber como os outros lugares vêm tentando solucionar tal situação!... E, o que nos diz os mais experientes?... Dizem eles: os governantes são os mais responsáveis na solução desse drástico problema, cabe a eles: proporcionar melhores condições de vida à sociedade, oferecer mais empregos, não esses que contrata meia dúzia e ilude 800 trabalhadores provisórios; mudar o sistema educacional; mudar o sistema penitenciário e judiciário; qualificar os profissionais da segurança, aparelhar as instituições, etc e etc... A outra parte da responsabilidade é nossa, eu, tu e eles: devemos tomar a iniciativa na organização social e comunitária, enquanto chefes, pais e mães de família e cidadãos que somos nas Igrejas, nas Associações de Bairros e Movimentos Sociais... Assim, temos que por obrigação cívica: adquirir maior visão de nossas responsabilidades e de nossas necessidades para exigirmos de quem compete nos auxiliar nesse árduo caminho do viver em sociedade sem solidariedade, o melhor é dizer: sejamos solidários!...

Somente os peixes devem morrer pela boca!... De novo: quem disser que eu estou errada, por favor, venha cá a mim e diga-me o que eu devo fazer de certo!... Finalmente, o Brasil se tornou um dos países mais violentos nos últimos anos, principalmente com o último Presidente, não estou com tempo suficiente para apresentar os Dados Oficiais e mundial (mas o Brasil só disputa o Pódio da Violência com o México)... Enfim, não desejo um "horror sem fim" nem um "fim horroroso", muito menos quero “deixar um tijolo cair na minha cabeça”, desejo sim: armar-me com todos os instrumentos possíveis e sabíveis para derrubar todos os muros que cerceiam nossas liberdades e nos roubam a Paz... A violência de todos os gêneros é uma consequência Global, não é uma constante somente no Acre... Por isso: eu peço aos Senhores que não temem o perigo da maldade do Poder e que Servem aos Homens de Bem, por favor, não permitam mais que os inocentes sejam vítimas das inconveniências que a Verdade proporciona!...

Vivamos sem ter medo de falar e vergonha de ser feliz!... “Cantar e cantar a beleza de ser eternamente aprendiz”, assim já dizia a canção!... A poesia não acaba com a fome (e a violência), mas eleva os corações e alivia as dores do mundo real!...