quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Leitura: Uma Conexão com o Silêncio...

No silêncio da leitura, três imagens desperta-me a atenção: a primeira,  o desejo de preencher a lacuna das entrelinhas; a segunda, a necessidade de perceber a intrínseca interlocução que o emissor me proporciona; e, a terceira, obter a plena certeza de que a minha receptividade corresponde à mensagem emitida... A busca da identidade dessas imagens no ato da leitura: diz respeito a uma percepção que não me foi possível para uma plena conexão com o princípio da realidade...

Pensei, então, em quais estratégias que um leitor pode ter ao fazer a mesma leitura (análise ou interpretação) em diferentes textos... A verdade verdadeira: é que o receptor muda suas estratégias de acordo com seus objetivos e conforme suas necessidades, bem como de acordo com a sua formação escolar e suas experiências individuais... Dificilmente o leitor seguirá os preceitos da leitura que ele estar digerindo... Já que lhe foi negado ou não lhe foi ensinado adquirir os instrumentos adequados para uma plena interpretação, daí toda a sua carga de influências anteriores interferem e comprometem a reciprocidade da análise em qualquer leitura...

A incompetência do leitor inicia na educação escolar com a incompetência do professor... Ao afirmar isto, quero atentar para o fato de que os profissionais das áreas como história, geografia, matemática estão sempre culpabilizando o professor de português pelas dificuldades pelo qual passam os alunos no momento da interpretação textual... Entretanto, as estratégias de leitura devem ser dominadas por todos os profissionais do ensino, independentemente da área de atuação, assim sendo eles estarão reforçando o trabalho doutro professor... Permitindo, dessa forma, um maior interesse do aluno na leitura e um maior aprofundamento nas estratégias de interpretação... Portanto, a formação diferente de cada professor não deve ser obstáculo nas estratégias de leitura e sim deve ser uma melhor interação disciplinar, dando acesso à multidisciplinaridade para melhor digestão e compreensão em qualquer leitura...

Enfim: o ensinar a ler é o fundamental para solucionar muitos dos problemas do fracasso escolar e da degradação humana... A boa formação de leitores pode e deve atribuir na educação escolar (e na formação humana) à apropriação da escrita como patrimônio da cultura letrada... E, o professor é o principal representante desta cultura!... Aqui surge outro grande problema na formação escolar e, ao mesmo tempo, um desafio para a educação e educadores: o cibermundo não representa a cultura letrada... A internet é um campo minado de erotização, diante de tanta sedução: quem irá se atentar para o domínio da aquisição de instrumentos necessários e estratégias adequadas para uma vivência ética no mundo real?... Já que vivemos na era do caos!... Nesta conexão com o silêncio: eu perco o rumo da minha realidade e o meu destino é sair em busca daquilo que me seduz...

Vem e tenta compreender-me, por favor!..