quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Como lidar e entender pessoas difíceis...

Desculpe-me pela ausência de postagem nessas últimas semanas. É que estive realmente sem tempo e com problemas de relacionamento. Não. Não é meu namoro que anda mal, mas meu relacionamento com pessoas difíceis. Seja porque elas pensam muito diferente de mim (o que é bom e normal), seja porque elas se parecem mais com um mineiro em especial - o Zangado. Hoje vamos falar de pessoas difíceis e o que podemos aprender sobre elas.

Não dá para deixar de ser teórico ao falar do tema. E ficar dando dicas de como se comportar não ajuda muito, pois somos submetidos a diversas situações complicadas causadas por pessoas problemáticas. Então vamos falar de princípios!

1 – Princípio do Bem - Ninguém é destrutível porque quer. Claro que todos somos em alguns momentos, seja por raiva, tristeza ou frustração. O problema é quando a maldade é permanente ou continua. Isso pode acontecer, por exemplo, quando o pai amado morre ou o cara nunca teve a afetividade familiar desejada na infância, e essa carência é preenchida por este sentimento - a maldade - que causa a sensação de bem estar e de que não lhe falta nada.

2 - Princípio da Alegria - Ninguém é triste porque quer. As vezes somos, mas passa. Porém, pessoas negativas não conseguem ser felizes por si mesmas e buscam a felicidade no prazer de humilhar outras pessoas, ficando dependente dessas situações para ter um pouco de bem estar, esquecendo que a felicidade está dentro de cada um e não fora. A felicidade é contagiante, é mais fácil ser feliz perto das pessoas felizes. Quando estiver com alguém que só consegue ser feliz causando desgraça alheia lembre-se: ela não é assim porque quer, mas porque não consegue enxergar a vida como ela é.

3 - Princípio do Amor - Ninguém odeia porque quer. O ódio nasce cresce e se instala quando sofremos algum tipo de humilhação. O ódio é como uma planta, que quando se rega cresce. O ódio só fica anormal quando não vai embora. Quando impede que a gente perdoe quem nos humilhou. Então começa uma roda viva em que, cada ato movido pelo ódio gera mais ódio, quando somos incapazes de perdoar significa que: quem nos maltratou é superior a nós, tanto que os seus atos tem o poder de definir nossos sentimentos, na verdade essas pessoas cheias de ódio se sentem inferiores, imcapazes de amar, de perdoar.

4 - Princípio da Ação Positiva - Ninguém age negativamente por quer. Primeiro, agir de maneira negativa é não agir de acordo com que somos, mas que estamos. Não somos vingativos, em alguns momentos estamos ou ficamos vingativos. Este sentimento de vingança é temporário e é uma reação involuntária à ação de quem nos provocou. Isto significa que quem está decidindo a nossas ações não somos nós, mas o provocador. Se você reage, você faz o que a pessoa quer, mas se você agir (com consciência e não com a raiva). Você prova que é dono de si mesmo. Nossas ações devem vir de dentro de nós e não como reação ao que vem de fora. Não reaja, aja.

E para finalizar, que tal ler o livro Como lidar com pessoas difícies (Editora Nova Cultural)?

Fonte: Faz-me rir!com