sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Terceira Via Verde...

                                                                                                                              Imagem BING
Meio ambiente

"Anthony Giddens, mentor do ex-ministro britânico, Tony Blair, em “The Politics of Climate Change”, analisa como a política pode salvar o meio ambiente"...

Mentor do ex-ministro britânico Tony Blair, o cientista social ingles Anthony Giddens ficou conhecido há 15 anos por criar a Terceira Via, conjunto de ideias que tentam ser uma alternativa ao socialismo e ao liberalismo. Giddens agora se dedica a analisar como a política pode salvar o meio ambiente. No recém-lançado The Politics of Climate Change (“A política de mudanças climáticas”, numa tradução livre), ele afirma que a solução para os problemas climáticos não está numa revolução tecnológica nem na multiplicação das ONGs. A única maneira de fazer as transformações necessárias para evitar os problemas resultantes do efeito estufa está na política. Giddens defende a necessidade de uma coordenação entre países para uma mudança ampla em todo o mundo.

O primeiro passo que os governos devem tomar, segundo o autor, é incentivar de maneira articulada o empreendedorismo verde para tornar os negócios sustentáveis viáveis. Para ele, cabe ao Estado puxar a economia para um novo patamar, e para isso os governantes não devem se valer de ameaças de cataclismos. “É preciso ser prático. Martin Luther King não tocou as pessoas com um discurso de ‘Eu tenho um pesadelo’. Medo e ansiedade não são bons motivadores”, diz. O discurso também deverá tocar os cidadãos comuns. “Como os perigos colocados pelo aquecimento global não são visíveis no dia a dia, por mais extraordinários que eles sejam, a maioria não faz nada a respeito. Ainda esperam que eles se tornem aparentes para se mexer, quando, por definição, será tarde demais”, afirma Giddens.

 
Por Felipe Carneiro


Guia Exame de Sustentabilidade 2009

(FONTE: Planeta Sustentável)