sábado, 10 de abril de 2010

Continuação da Parte IV - O Movimento New Age e a Mística Panteísta da Criação


                                                                                 Capítulo 3

Influências do Movimento Nova Era

Na introdução à sua obra, diz Marilyn Ferguson: "O ativismo social dos anos 60 e a ‘revolução da consciência’ do início dos 70 pareciam mover-se na direção de uma síntese histórica: a transformação social como resultante da transformação pessoal - a mudança de dentro para fora." Com efeito, a transformação da sociedade atual parte de uma transformação na própria pessoa. São inúmeros grupos espalhados pelo mundo, alguns até inconscientes da transformação que estão operando, mas que aderem, explicita ou implicitamente, a um movimento muito mais amplo de transformação axiológica. Há uma verdadeira Revolução Silenciosa se operando na sociedade. Dificilmente alguém ainda não ouviu falar em yoga, acupuntura, cristais, pirâmides, energia, meditação, iluminação, nirvana, auto-conhecimento, gnose, etc.

Estes termos estão espalhados por todo o mundo. Os relatos seguintes, extraídos do livro de Merilyn Ferguson, apesar de não indicarem a fonte, servem como um indicador de algo que, mais ou menos, todos percebem: "Um Conspirador Aquariano em uma equipe de planejamento disse uma vez: ‘Há uma nova tolerância com a busca da transcendência. Estou cercado por colegas que seguem na mesma direção, que valorizam o mesmo tipo de experiência... Uma pessoa não é mais considerada excêntrica só porque empreende uma busca espiritual. Ela chega até mesmo a ser um pouco invejada, o que é uma mudança significativa nesses últimos quinze anos. Um membro de um grupo de lobistas de uma organização voltada para o estabelecimento da paz internacional, em Washington, denominou de ‘o pequeno misticismo’ o reconhecimento mútuo dessas pessoas: ‘Não foi buscado nem desejado, mas se instalou em minha vida... algo estava crescendo, emergindo.

Esses pequenos fatos somaram-se uns aos outros, começaram a se encaixar. Comecei a encontrar Deus nos outros, depois uma consciência de Deus em mim mesmo, em seguida um pouco de mim em outras pessoas com uma consciência de Deus, logo outros e eu mesmo em Deus - uma seqüência misteriosa e complexa de operações. O curioso efeito colateral é que há reconhecimento dessa espécie de unitarismo entre os pequenos místicos. Nós percebemos uns nos outros. ‘Até mesmo meu trabalho político... foi beneficiado. Os pequenos místicos na política ‘farejam’ minha postura secreta, e se produz uma certa camaradagem, dificilmente explícita, porém eficaz. Não sei ainda o quanto essa espécie de pequeno místicismo secreto é comum, mas me parece mais fácil nos últimos cinco anos confessá-lo com algumas expectativas de reconhecimento...’ ".

Não é desconhecido o grande misticismo que envolve a política no Brasil. Geralmente vários dos candidatos a cargos políticos consultam videntes, astrólogos, cartomantes, etc. Mesmo no meio judiciário, conhecido como o mais conservador, tendências ao ocultismo não passam desapercebidas, como relata a repórter da Folha de S. Paulo, Flávia de Leon, na matéria Guru ‘energiza’ jantar do Supremo: "A presença do paranormal Thomaz Green Morton no jantar em homenagem ao novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Sepúlveda Pertence, agitou políticos, advogados e até juízes anteontem. (...) O primeiro ‘Rá!’ - grito criado por Morton e que simboliza a energização, foi para o diretor-geral do STF, Alvesson Mitraud. (...) O sisudo ministro José Serra (Planejamento) não pôde ser energizado, mas não deixou por menos. (...) ... anotou todos os seus telefones. ‘Este é da minha casa e este do gabinete’. (...) O não menos sério ministro da justiça, Nelson Jobim, também foi cumprimentar o guru. (...) ‘Quando ele me abraçou, senti uma descarga elétrica’ (...) contou o deputado baiano Benedito Gama (PFL - BA). (...) Ilmar Galvão não foi o único ministro a conferir os poderes energéticos de Morton. Logo atrás de Galvão, o ministro aposentado do STF, Paulo Brossard, esperava por um ‘Rá!’ energético. (...) Provocado por estar bebendo e fumando, o guru comentou: ‘Minhas drogas são lícitas. Este cigarro (de palha) é maconha cósmica, fabricado em Palmeira das Missões (RS) e o uísque é sem gelo porque o corpo já tem muita água’. (...) Morton foi convidado para a posse e o jantar pelo próprio Pertence, que carrega no chaveiro uma moeda amassada por Morton como amuleto. Depois de energizar o prédio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na gestão de Pertence, Morton deverá fazer o mesmo no prédio do STF".

No meio artístico e cultural, diversos atores, cantores e cineastas declararam sua simpatia pelo MNE. Dentre eles podemos citar Shirley MacLaine, John Denver, Tina Turner, George Lucas e Steven Spielberg. Uma grande parte das novelas brasileiras trazem conceitos de reencarnação, espiritismo, magia, ocultismo, etc, acostumando a opinião pública a uma radical mudança em suas concepções religiosas. Diversos são os livros que inundam as livrarias do Brasil e do mundo sobre esse tema. Em relação à saúde, não é menos difundido a chamada ‘medicina alternativa’, que promove a cura mediante a energização, o pensamento positivo, a imposição das mãos, florais, acupuntura, etc. Mesmo na Igreja Católica, a influência do movimento ‘New Age’ é grande. Tanto o movimento de Renovação Carismática, que tem sua origem nos movimentos pentecostalistas norte-americanos, como o chamado movimento de "Espiritualidade da Criação", são de tendência panteísta. De forma geral, todos os movimentos pentecostalistas assimilam a idéia da imanência de Deus na criação. A tal ponto a crise na hierarquia eclesiástica católica é sensível, que Merilyn Ferguson escreve: "A mais autoritária das instituições religiosas (sic), a Igreja Católica, sofre o que o historiador John Tracy Ellis chamou ‘um esfacelamento de sua fixidez’, um trauma aparente na nova variedade de doutrinas e disciplinas entre os católicos americanos. ‘Grupo nenhum dispõe de plena autoridade ou capacidade de impor-se a outros grupos’, observou Ellis.

A Igreja americana está ‘abalada e insegura em uma época inquietante e incerta’. Leigos estão exigindo reformas, evangelizando e participando de movimentos pentecostais e carismáticos; por volta de 1979, estimava-se que meio milhão de católicos haviam se tornado carismáticos, falando sua terminologia e se engajando em práticas de cura. O número de freiras e padres sofreu uma sensível queda durante os anos 70, teólogos discordavam da autoridade papal, a freqüência às escolas paroquiais declinava. Rebeliões similares vinham acontecendo em quase todas as religiões organizadas do país." De forma geral, toda a concepção igualitária de mundo tem sua origem em uma cosmo-visão que, se não explicitamente gnóstica, levará, mais cedo ou mais tarde, à explicitação da imanência de Deus na criação. O mundo Pós-moderno, como veremos na próxima parte deste trabalho, é carregado de tendências gnósticas e panteístas, apesar de não terem sido, na sua maioria, explicitadas em fatos. Há como que uma preparação, ou como diz Marilyn Ferguson, uma conspiração silenciosa a mudar todos os referenciais ontológicos do homem e, desta forma, transformar a sociedade em comunidades alternativas e ocultistas. Assim se exprime a repórter Thaís de Mendonça, em matéria no Correio Braziliense: "Veadeiros, ou melhor, Alto Paraíso (GO), é mais conhecida pelas cúpulas coloridas da Morada da Paz - uma espécie de cartão postal da cidade -, que pela atividade desenvolvida nos seus muitos centros de meditação. Coração do planeta ou mesmo centro do universo, localizado no Paralelo 14, a rua principal conduzindo aos sítios e fazendas dos esotéricos, o lugarejo de 8 mil almas mal comporta a concentração de tantos grupos religiosos. (...)

O ecumenismo adotado por algumas ‘ordens’, como o Centro Terapêutico Metatron, pode colocar lado a lado Jesus Cristo, Maomé e Buda, ao mesmo tempo em que oferece cursos sobre ciências exóticas: cristais, colorpuntura (acupuntura com cores) e reiki (arte tibetana de cura pelas mãos). (...) Com fé na idéia de que deste lugar especial sairá alguma solução para a Humanidade, a cada dia chegam mais grupos a Alto Paraíso. O fato de assentar-se sobre uma jazida de quartzo lhe dá uma aura de mistério da natureza. No dia a dia, porém, a antiga Veadeiros cada vez mais abandona sua ligação com o natural, para assumir o sobrenatural". Inúmeras realizam seus rituais em Alto Paraíso de Goiás. Geralmente vivendo em comunidades , seus seguidores cultuam a natureza e a divindade, dispersa em todas as coisas. ‘Ergam’, líder de várias dessas seitas, teria sido avisado por extraterrestres para sair de Campinas, sua antiga cidade, e fundar essas comunidades. Ergam diz ter contatos periódicos com os extraterrestres. Mesmo em adesivos de carros, pode-se encontrar: Eu acredito em Duendes, ou Eu acredito em Fadas, etc. Cada um desses ‘seres’ refletiria um estágio da evolução divina. Os Duendes e Gnomos, por exemplo, referem-se ao estágio mineral. Já a Fada, é relacionada com o estágio vegetal.

A tal ponto está difundido o esoterismo, que não é difícil encontrar recortes de jornais sobre esse tema. Aliás, é interessante notar que todas as segundas feiras o Correio Braziliense traz uma página de seu ‘Caderno Dois’ dedicado ao tema esotérico, e isso já há quase dois anos. Em uma dessas matérias, lê-se: Energia diferente na cidade: "Quem duvida que Brasília é mística tem mais uma razão para acreditar nos que vêm ao Planalto Central em busca de esoterismo. Pelo menos três locais da cidade concentram uma energia diferente. Essas interferências têm os seus pontos de origem perfeitamente detectados: a Ermida D. Bosco, o Memorial JK e a estátua de S. João que fica na entrada da Catedral. A notícia foi transmitida pela secretária de Turismo do DF, Maria de Lourdes Abadia, a dezenas de sisudos empresários reunidos na sede da Federação do Comércio do DF. (...) Além do turismo esotérico, a secretária quer investir também no chamado ecoturismo...". Em um cartaz, afixado na UnB, lia-se: "Maharishi Mahesh Yogi, fundador da Meditação Transcendental e do MT-Sidhis; Fundador da Ciência Védica e das Universidades Védicas Maharishi; Fundador dos programas para criar uma sociedade livre de problemas, doenças e conflitos. Procura-se [sic] 200 Pioneiros para criar o Governo da Natureza - Meditação Transcendental... Vamos dar uma chance ao DF e ao Brasil! 5º-feira, 27/10 [94], às 12:00h. - anfiteatro 10 (Ala Sul)".

Em todos os campos da atividade humana a Nova Era parece já ter penetrado, ainda que de forma quase imperceptível. Espalhando-se como um câncer em um moribundo (a sociedade nascida na Revolução Francesa), o movimento Nova Era junta fiéis e levanta altares. Desde a filosofia, até a medicina; desde a metafísica, até a física, parece que a influência da Nova Era se faz sentir. A tal ponto essa influência é sensível que a chamada Pós-modernidade não pode ser analisada sem se mencionar o seu lado esotérico, como será visto na próxima parte deste trabalho. Capítulo 4 O Ressurgimento do Satanismo Há uma outra realidade, paralela e colateral ao Movimento Nova Era, que é a volta do antigo satanismo. A tal ponto o satanismo é uma realidade na civilização moderna, e Pós-moderna, que muitos pesquisadores passaram a estudá-lo.


Autor: Frederico Viotti (Parte IV de sua tese)
FONTE: Internet - doc PDF